Notícia


Acreditação FACT-SBTMO

Atualizado em: 01/08/2019


Acreditação FACT-SBTMO é lançada 

Aproximadamente 70 representantes de centros de transplante de medula óssea estiveram presentes hoje, dia 31 de julho, no Workshop de Lançamento do Programa de Acreditação FACT-SBTMO, uma iniciativa que é fruto da parceria entre a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e a Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy

No encontro foram esclarecidos os requisitos e toda a dinâmica que compreenderá o processo de credenciamento dos serviços de terapia celular brasileiros.

Conforme informaram Carlos Bachier e Phyllis Warkentin, do Comitê Global de Acreditação FACT, dem princípio, pode parecer complexo, mas gradativamente é possível concretizar cada uma das etapas previstas na acreditação. 

Confira o bate-papo entre Dr. Nelson Hamerschlak com Bachier e Phyllis no youtube oficial da SBTMO

É possível acessar aqui mais informações sobre o Programa e conferir o documento com os Padrões Internacionais para Coleta, Processamento e Administração de Produtos de Terapia Celular Hematopoieticas.

A acreditação terá validade de 3 anos. O tempo estimado para concluir o ciclo de certificação é de 2 anos. O programa foi elaborado levando em consideração a realidade dos serviços brasileiros, e inclusive, contando com o retorno dos 39 centros de TMO que responderam à Pesquisa Online da SBTMO, criada exatamente para esta finalidade de analisar as especificidades do cenário nacional dos serviços.

Há mais de 20 anos a FACT estabeleceu padrões internacionais para coleta, processamento e administração de produtos de terapia celular hematopoiética. Vale mencionar que o Brasil foi o pioneiro na América Latina ao conquistar em 2012 a acreditação FACT do serviço do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), que inclusive já foi reacreditado em 2015 e 2018.

Além de nosso país, até o momento a FACT já acreditou programas de terapia celular em 6 países: Canada, México, Nova Zelândia, Austrália, Singapura, Estados Unidos.

Vale ressaltar que a acreditação FACT é baseada nos standards FACT-JACIE (The Joint Accreditation Committee ISCT-Europe & EBMT), que é o único órgão de acreditação oficial da Europa no campo do TCTH e da terapia celular.

Manifestação de Interesse

Caso deseje manifestar seu interesse em ingressar no programa, envie os seguintes dados para a SBTMO – via contato@sbtmo.org.br ou FACT – via fact@unmc.edu  

Dados

  • Nome do Serviço
  • Nome do Responsável
  • Endereço completo
  • Coloque no assunto da mensagem: "Acreditação FACT-SBTMO”

Quer saber mais? Converse conosco e saiba como ingressar no processo de acreditação!

 

 


Leia também


III Reunião Regiona

Curso da Escola Bras

Inmuno Terapia Y Tr

COSTEM 2019


QUERO RECEBER NOVIDADES



SBTMO 2019 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Purpose Agency